página inicial - materiais de campanha - como participar - contato

6 de março de 2012

‘A Uniesp paga!’ E o MEC investiga

Arquivado em: Ensino Superior,Mensalidades — d3comunicacao @ 15:31

O MEC abriu investigação sobre a Uniesp devido ao fato da IES estimular os alunos a ingressarem no Fies, com a promessa de que a dívida com o programa será paga pelas próprias faculdades do grupo.

A revelação está na reportagem de Fábio Takahashi, do Jornal Folha de S. Paulo (Veja aqui a estratégia da Uniesp no anúncio do site).

Além de prometer estudo grátis para os potenciais alunos, a empresa paga de R$ 150 a R$ 250 para quem indicar um novo estudante para suas faculdades (leia aqui).

A Uniesp tem histórico de desrespeito aos professores e alunos. E a Fepesp já denunciou o caso várias vezes, inclusive ao MEC. Em 2011, por exemplo, preparou dossiê sobre as irregularidades na IES.

Em março do ano passado, alunos denunciaram em audiência pública os problemas com as mensalidades e o Fies. Devido a irregularidades, a Uniesp está sendo executada pelo Ministério Público do Trabalho para pagar as multas dos processos trabalhistas.

Segundo a reportagem da Folha, a Uniesp está impedida de oferecer o Fies em 17 das 41 faculdades que mantém em São Paulo.

Saiba mais:
Uniesp: tudo que a Fepesp publicou

 

Fonte: www.fepesp.org.br

24 Comentários »

  1. Sou estudante do curso de ADM na UNIESP do Butantã em São Paulo e estou preocupado com esta reportagem. Quem tiver mais informações, peço que me encaminhe, supra meu e-mail.Obrigada

    Comentário by Mônica — 7 de março de 2012 @ 18:28

  2. OLHA INFELIZMENTE NÃO POSSO MUDAR DE FACULDADE, PELOS MOTIVOS DE TRABALHAR Á NOITE, E AS FACULDADES QUE TEM O HORÁRIO MATUTINO É EM SANTOS, BOM DESDE QUANDO COMECEI FAZER O CURSO NESTA FACULDADE, EU SEMPRE TIVE PROBLEMA, VÁRIOS ALUNOS SE ABORRECEM COM ATENDIMENTO E OS FUNCIONÁRIO NUNCA SABEM DE NADA, PRA RESOLVER UM PROBLEMA TEM Q SER POR E-MAIL QUE ELES NUNCA RESPONDE NO PRAZO QUE ELES MESMO DÃO AOS ALUNOS, AINDA MAIS ESTE 1 SEMESTRE DE 2012, OS ALUNOS DA MANHÃ FORAM CHAMADOS PRA SEREM COMUNICADOS QUE IRIAM PERDER SUA BOLSA DE 30%.
    E QUE TERIAM QUE PAGAR OU ENTRAR EM ALGUM PROJETO.
    E MUITOS ALUNOS QUE ENTRARAM AGORA, FORAM PELO FIES QUE A FACULDADE INFORMOU Q IRIA SER O FIADOR DOS ALUNOS, PELO O ANUNCIADO A UNIESP PAGA E QUE ELES NÃO IAM PAGAR NADA, NEM DEPOIS DE FORMADOS, MAS QUANDO A ESMOLA É DEMAIS E O SANTOS DESCONFIA, MUITOS ALUNOS PERGUNTARAM SOBRE O CONTRATO E KD???? NÃO TEM CONTRATO DIZENDO QUE A UNIESP QUE VAI PAGAR TUDO OU SEJA FIADOR COISA NENHUMA, DEPOIS ALGUNS DIAS ELES FORAM IFORMADOS QUE VÃO TER Q PAGAR A FACULDADE DEPOIS DE FORMADOS.
    DEU UMA BRIGA FEIA DOS ALUNOS COM A SECRETARIA E AINDA BEM QUE EU NÃO FIZ PELO FIES POIS UMA FUNCIONÁRIA ME AVISOU PRA NÃO FAZER PORQUE EU IRIA PAGAR DEPOIS DE FORMADA, ELA ME COMUNISOU PORQUE SEMPRE ME VIU TER PROBLEMAS COM A UNIVERSIDADE, E AINDA MAIS A DEMORA DO DIPLOMA QUE MUITOS QUE JÁ SÃO FORMADOS HÁ ANOS NÃO RECEBERAM, PREJUDICANDO-OS NOS CONCURSOS E ATE EMPREGO. ATE QUANDO OS ALUNOS DA UNIESP VÃO SER DESRESPEITADOS. FAÇAM ALGUMA COISA.

    Comentário by Aluna unies guaruja — 21 de março de 2012 @ 0:33

  3. Pelo amor de deus… nunca ouviram a frase qndo a esmola ‘e demais o santo desconfia? O banco fala a verdade (na tentativa que vcs entendam a (—) que tao fazendo) isso pq o contrato q vcs estao assinando fala que o financiado ‘e o estudante, isto ‘e, vcs qm pagarão o valor financiado do curso após de formado. Aliás como o próprio nome fala FIEs ‘e um FINANCIAMENTO (ALGUÉM TE EMPRESTA DINHEIRO PRA VC PAGAR DEPOIS) estudantil em nome do estudante. O fiador dos Contrato da Uniesp ‘e o fundo garantidor de credito, composto por 80% de recursos federais e 20% com o a instuicao de ensino).
    Parem de ser (—)… o único fies que existe e o fies do GOVERNO FEDERAL que pode ser acessado pelo sisfies.gov.com.br (atentem para o GOV, pois comprova a idoneidade do site).
    Ps: vamos acordar pra vida gente!

    Comentário by sabrina — 22 de março de 2012 @ 2:14

  4. Fui em umas das instituicoes de ensino e prometeram pagar a faculade toda., que eu nao pagaria nada apenas durente o curso 50 reais trimestrais isso e a pura mentira….
    Fui ate o banco o rapaz que me atendeu disse que era um emprestimo que eu estava fazendo…
    Era o fies mais como e um emprestimo sendo que eu nao pedi nada ai ele me explicou que o banco nao tem parceria alguma com o banco… gracasa a deus aquele rapaz eu nao entrei em uma grande fria….

    Entao jovem vamos acoradar pra vida, nao vamos deixar nos enganar assim com promessas que depois nao vamos poder cumprir….

    Comentário by Vanessa Cardozo — 4 de abril de 2012 @ 19:21

  5. Boa noite, a dois dias atras pedi o cancelamento no curso de direito na UNIESP do centro de São Paulo e o cancelamento do fies pois esta faculdade é uma bagunça, estamos em uma classe com mais de 90 alunos onde o espaço fisico cabe no maximo 40, a sala tem colunas no meio da sala, semana passada alguns alunos vieram mais cedo para instalar um ventilador, o elevador vive quebrado ( estamos no 5 andar), em dois meses de dias letivos ja trocamos de professores pelo menos meia duzia de vezes, no primeiro mes que foi março só tinhamos 2 aulas por dia pois não tinha professor, estes dias um grupo de alunos que ja terminaram o curso em 2008 soltaram um panfleto informando que não estão conseguindo o diploma pois alguns curso não estão autorizado pelo mec, mas o que me deixou mais preocupado foi que quando solicitei o cancelamento do curso (direito)e o cancelamento do fies me pediram para assinar um formulario solicitando minha transferencia para a faculdade de São Paulo pois estou matriculado nesta faculdade de São Caetano Tijucussu, como não quis assinar me informaram que não podem fazer nada, moral da historia cai no conto do vigario, vou se necessario ao ministério publico, a televisão e denunciar este ninho de estelionato, não parem de falar e informar sobre o risco que todos estão correndo de estudar e não pegar o canudo e pior ainda estudar 4 ou 5 anos e não aprender nada.
    Paulo de São Paulo.

    Comentário by Paulo Mori — 20 de abril de 2012 @ 1:14

  6. Eu estou cursando pedagogia na Uniesp de Ribeirão Preto pelo fies com a promessa da Uniesp paga! Já recebi o certificado da instituição em que se comprometem formalmente pela dívida, assinado, timbrado e carimbado, acredito que a instituição não faria tal promessa para depois acabar com a propria reputação, salacom 42 alunos e professores excelentes! Acho que a desconfiança é infundada!

    Comentário by Katia — 2 de maio de 2012 @ 15:49

  7. bom !!! fui hoje na uniesp do centro e me falaram q é tudo gratuito e perguntei como funciona isso de faculdade 100% gratuita funcionaria me disse q é verdade mas estou desconfiada q tem algo de errado ela me falo que depois de matriculada eu tenho q ir no banco assinar q eu estou fazendo um imprestimo ???? e se eu tiver q pagar depois é muito mais cara do qualquer faculdade exemplo eu q curço de ciencias biologicas na uniesp custa quase 900,00 e na uninove custa uns 400,00 olha eu to fora desse rolo !!!!!!!!!!!!!

    Comentário by vanessa — 4 de maio de 2012 @ 21:05

  8. BAO TARDE,EU ESTUDO NO PERIODO DA MANHÃ E FALAÕ ATÉ HOJE QUE EU NAÕ VOU PAGAR,CURSO PEDAGOGIA PRIMEIRO ANO NAÕ FUI AO BANCO FAÇO PROJETO SOCIAL

    Comentário by marcia lourdes fonseca araujo silva — 7 de maio de 2012 @ 18:37

  9. Boa Noite.

    Me encontro em uma unidade de boituva,que começou neste ano JAN 2012 (antiga FIB). A faculdade é humilhante, desonesta, totalmente comercial e enganosa! A promessa que andei vendo está sendo para todas as unidades,e quanto as outras reclamaçoes quanto atendimento, falta de professor, ou professores que mal sabem dar aula, falta de informação, ou seja, os serviços prestados são horriveis.Todos os problemas aqui declarados sãos os mesmos que ocorrem aqui!
    Pessoal, caso exista alguma forma para contribuir á parte de alguma forma de “protesto” contra essa “faculdade”, eu irei participar com grande prazer!
    Estarei a disposição!

    Comentário by Bruno — 8 de maio de 2012 @ 1:44

  10. Eu estudo na uniesp e não vejo nada disto que comentão a sala e bem arejada e o elevador as vezes está quebrado até os elevadores de alguma repartições fica quebrado pqe. lá não pode estar quebrado. Estou adorando estudar lá.

    Comentário by Celia Santos — 9 de maio de 2012 @ 0:57

  11. Infelizmente esta instituição têm crescido muito e vem comprando faculdades de menores porte, no entanto não têm estrutura para mantê-las, salvo alguma ou outra. Conclui o curso em 2009 e até o prezado momento eu e meus amigos não obtivemos o diploma, não quero que estudantes como eu passe por esta humilhação e desdém por parte desta instituição que de séria só têm a aparência.

    Comentário by Edemilson — 10 de maio de 2012 @ 12:31

  12. OLÁ… PESSOAL …POR FAVOR…PRECISO DE + INFORMACOES SOBRE ESSA FACUL…NÃO QUERO PERDER + TEMPO…MEU MEDO EH TER QUE PAGAR O CURSO TD NO FINAL – (como o fies) – PQ SE FOR ASSIM, NEM INIO O CURSO…OBRIGADO*

    Comentário by FERNANDA — 11 de maio de 2012 @ 14:54

  13. SERA QUE ALGUEM PODE FALAR ALGUMA COISA DE CONCRETO ,POIS ESTOU QUERENDO FAZER DIREITO POR ESTA FACULDADE EM SAO CAETANO E ESTOU COM MEDO DE CAIR EM ALGUM GOLPE .SE ALGUEM TIVER RESPOSTA EU AGRADECO!

    Comentário by adriano — 12 de maio de 2012 @ 20:29

  14. Prezados vou explicar para vocês o que acontece na UNIESP, primeiro coisa eles compram diversas instituições e usam seu nome para poder fugir do MEC, outra coisa esse negocio de que se você estudar nela ela paga é tudo mentira o grupo uniesp esta proibida de financiar estudos por meio do fies, isso você pode comprovar ligando no MEC ou no próprio fies,a faculdade de santo André é prova disso eles não podem usar os recursos do fies para financiar nada devido a irregularidade que tem no MEC e no fies,e aqueles que conseguiram fazer o fies pela uniesp sabe que vai sair tudo no nome do aluno lembrando que o valor do curso na uniesp é muito alto chegando a quase 1000,00 reais, o próprio fies informou que assim que um aluno se matricula na faculdade o fies repassa o dinheiro do fundo estudantil para a universidade, se vocês perceberem é com o próprio dinheiro do fies que eles prometem pagar a sua faculdade, ou seja apenas 50% do valor retorna ao fies o restante é da faculdade, a faculdade não tem estrutura para manter as outras faculdade, no entanto eles dizem que se você estudar de manhã ou de tarde não vai pagar nada, pura ilusão, quem garante a você que a faculdade vai fazer isso, lembrando que eles te dão um certificado de garantia isso é apenas um papel que a faculdade dá e nem é reconhecido em cartório nem nada amigos por favor não façam o fies na UNIESP procurem uma faculdade conceituada com valores menores para financiar seus estudos mesmo que você tenha que pagar seus estudos depois , mas vale a pena pois você tem a carência de 18 meses para depois pagar ao fies ou seja depois de formado você tem mais um ano e meio para pagar da tempo o suficiente para você trabalhar na sua areá depois de formado duvidas entre em contato com o fies ou MEC pelo telefone 0800 61 61 61 a ligação é gratuitas e você pode esclarecer todas as suas duvidas

    Comentário by vanderlei — 15 de maio de 2012 @ 19:01

  15. hoje estou estudando na unie,confesso que estou morrendo de medo que isso seja uma furada, não sei oq fazer pois foi a unica saida q encontrei de ingressar no ensino superior me ajude!!!!!!!!!

    Comentário by fernanda — 16 de maio de 2012 @ 16:30

  16. tenho uma filha que estuda nesta instituiçao, me foi oferecido , ( dizem que esse programa É que a faculdade que se responssabilizaria para o restante do pagamento, pois ja temos bolsa de 50 % )sendo assim ,acho muito errada e uma (…) de uma sacanagem, eu prefiro me sacrificar e pagar agora , que transferir essa despesa para o futuro , pois muitos se formam , e nem sempre conseguem emprego para arcar com essas despesas,……e isso nao aceito , se alguem tiver orientaçao sobre por favor ….

    Comentário by jose francisco leme — 16 de maio de 2012 @ 18:02

  17. Oi gente, eu estudo na Uniesp de Avaré SP, estou cursando ADM.. o curso em outra faculdade custa R$485.00, no contrato assinado consta que o valor do mesmo curso é R$800.00, fui ver para cancelar o contrato, me disseram que eu tenho que pagar durante 06meses o valor de R$485.00.. E agora oque eu faço???? E tem mais uma, Os professores mal sabe dar explicações, deixa matérias pendentes e já passa para outra matéria, E o “Tablet” que prometeram?? cadêê????

    Aff, isso é uma BARBARIDADE

    Comentário by Cleber — 17 de maio de 2012 @ 13:15

  18. Pessoal Faço Psicologia, e não veja nada disso q o pessoal acima fala, alem de Otimos Professores, a sala de Aula é arejada…

    Comentário by Dannilo — 18 de maio de 2012 @ 3:35

  19. comecei o curso de enfermagem nesta instituição, apesar de estar adorando as aulas, tive muitas desconfianças sobre a legalidade e reconhecimento do curso desta faculdade, me disseram que só seria reconhecido depois que a 1ª turma se formasse, isso aconteceria em outubro/2012.Fiquei muito triste por ter que desistir do curso, mas não temos nenhuma garantia de nada, quem tiver coragem que se arrisque, talvez tenham sorte…

    Comentário by silvana — 20 de maio de 2012 @ 2:16

  20. Olá, estudo na UNIESP, estou feliz ela esta crescendo. No inicio foi dificil todos esses comentarios negativos, a estrutura da facu era horrivél.Mas no lugar de ficar reclamando e ouvindo pessoas invejosas que tiveram que pagar sua faculdade na raça(olha quando saiu o tecnico de enfermagem de graça eu tambem desagreditei,falei mal, mas hoje tem gente que ta trabalhando comigo e ai? Paguei tão caro…e eles de graça!?) Então fui ao cartório me informei das condições judiciais as quais estavam normais pois é uma faculdade nova q comprou outras falidas para investir etc…com alunos que ja estudavam lá…e decide por mim e pelo meu futuro. Os prof são bons, alguns formados na usp,a facu ta reformando, a média é 7 então vc tem que ser muito bom. E o dono da uniesp muito inteligente bolou um plano + – assim; vc me empresta 100 eu invisto nas facus, depois eu te pago 40 é oq ele vai voltar para o fies. Bem estou ciente q no banco é tudo no meu nome, e q a facu tem uma divida nao só comigo mas com milhares de alunos. EU ACREDITO E CONFIO ATE O FIM, ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE ELES FARÂO A DELES!

    Comentário by luci — 24 de maio de 2012 @ 0:49

  21. Gente a Verdade e o seguinte quem hoje da classe c tem condiçoes de pagar uma faculdade??? ja existe sim o fies mas as outras instituições exigem no minimo um fiador com o dobro de renda do valor da mensalidade ou saja se o curso for 700.00 vc terá q arrumar alguem q tenha no minimo uma renda de 1400.00 para poder ser seu fiador voc~e conhece alguem q tem essa renda? se voce conhece essa pessoa seria seu fiador??? entao gente a uniesp e a unica faculdade q nao exige fiador pois a mesma e seu(a) fiador(a). ja procurei outras instituições mais minha REALIDADE E A UNIESP pois ninguem hoje em dia quer ser seu fiador. entao hoje faço faculdade de ciencias contabeis na UNIESP se vai dar certo? nao sei pelo menos se nao der certo teri um dia o orgulho de dizer pra alguem que pelo menos tentei… Att ACÁCIO

    Comentário by Acacio — 29 de maio de 2012 @ 18:22

  22. Fui na Uniesp a fim de fazer faculdade de direito no período da manhã. Eles me prometeram que eu só iria pagar R$ 50,00 a cada 03 meses e prestar serviço voluntário 6 horas semanais. A Faculdade iria pagar todo o curso e eu não teria nenhum ônus nem durante, nem após o término do curso. Achei muito estranho e mandei um e-mail para o M.E.C, onde eles informaram como realmente funciona. Os R$ 50,00 é apenas amortização, e que posteriormente a dívida seria paga por mim para a faculdade. Achei um desrespeito tentar enganar o aluno desta forma.

    Comentário by Edna — 31 de maio de 2012 @ 15:36

  23. tenho bolsa de 100% no curso de direito da uniesp / faculdade de sao paulo-fatema;
    estou optando pela transferencia pelos motivo;
    1) o curso de direito ainda nao é reconhecido,
    2) alguns professores nao transmitem o conteúdo; ex; direito civil, tributário, processo civil, direito penal, administrativo.
    3) a coordenaçao nunca me recebeu com atençao,
    4) me sinto discriminado por alguns professores, que nao respondem as minhas dúvidas,
    5) a coordenaçao nunca me recebeu para reclamar,
    6)é cobrado qualquer documento que necessite na instituiçao; ex;declaraçao de matrícula, conteúdo programático, histórico com valores absurdos de se pagar, mesmo aos bolsistas,
    7)observei que esta instituiçao aprova até quem não sabe nada, estando paga as mensalidades,
    8)os assentos, banheiros, biblioteca, salas são precárias,
    9) tem professor que joga giz na minha cabeça, só para os outros alunos sorrirem,
    10)tem alunos que só aparecem no dia da prova e passam de ano,
    11)a melhor professora é a coordenadora do curso de direito; daniela,essa sim eu gosto, me lembro de todas as aulas dela.

    Comentário by Edimar Ferreira Gomes — 31 de maio de 2012 @ 18:49

  24. Começei o curso de ciencias contabeis no campus de diadema, realmente 90% da sala de aula cancelou o curso,pois a faculdade em si é uma bagunça nunca te dão a informação necessaria e em relaçao a esse progeto da uniesp paga é tudo uma fria… Fiz o curso 1 mês e agora eles querem me cobrar o valor de r$2.300,00 para pagar o tempo de estudo e as provas…
    PESSOAL A UNIESP É UMA FACULDADE MENTIROSA.. CUIDADO NAO ENTREM NESSA…

    Comentário by JÉSSICA SILVA — 3 de junho de 2012 @ 14:53

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Powered by WordPress